TÍTULO
Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física
AUTORES
João Batista da Silva, Gilvandenys Leite Sales e Juscileide Braga de Castro
RESUMO
Neste trabalho são apresentados os resultados do ganho de aprendizagem proporcionado pela gamificação
aplicada como estratégia de aprendizagem ativa nas aulas de Física com alunos do Ensino Médio. A gamificação
consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e
melhorar o desempenho dos alunos. Nessa investigação foi realizado um estudo quase-experimental envolvendo
grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram dois
testes iguais aplicados antes e depois da aplicação da metodologia. A análise do desempenho de cada grupo foi
realizada por meio do teste de ganho normatizado proposto por Hake. Os resultados mostraram que os alunos que
tiveram aulas gamificadas obtiveram um ganho de aprendizagem (g = 0,38) superior aos alunos que tiveram aulas
tradicionais (g = 0,11). Diante da carência de pesquisas empíricas na literatura que mensurem ganho normatizado
em atividades gamificadas no ensino de Física, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para cobrir essa lacuna.
Palavras-chave: Gamificação, Ensino de Física, Aprendizagem ativa, Ganho de Hake.

O artigo em anexo foi escrito por João Batista da Silva, Gilvandenys Leite Sales e Juscileide Braga de Castro e publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física em 05 de novembro de 2018.
Anexos

Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.

(5.1 Mb) Baixado 0 vez(es)